Conheça os tipos de pele e os principais cuidados com cada tipo



Usar o produto errado pode causar alergias e outros danos mais graves à sua pele. Por isso, é importante saber qual tipo de pele você tem antes de comprar um produto e sempre seguir a recomendação de um profissional.

Os especialistas afirmam que existem 4 tipos de pele. O dermatologista Agnaldo Mirandez, diretor da Clínica de Estética e Dermatológica Perfetta e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cita as principais características de cada uma:

Pele Normal: Macia, lisa e com poros não visíveis. Em geral não necessita de cuidados exagerados. Faça a limpeza diária com um sabonete suave. Os cosméticos devem ser indicados para pele normal, geralmente são mais fáceis de encontrar.

Pele oleosa: Espessa, com poros dilatados, brilho excessivo e tendência a apresentar cravos e espinhas. É mais propensa a rugas profundas e tardias. Merece um cuidado especial que retire e controle essa oleosidade. Esfoliar uma vez por semana para retirar a camada de gordura, usar sabonetes de ácido salicílico, adstringente, protetor e hidratante com ausência de óleo (oil free). Na hora de fazer a maquiagem, prefira bases líquidas.

Pele Seca: Fina, descama com facilidade, tem poros não visíveis e irrita-se com facilidade. É mais sujeita a manchas, marcas de expressão e rugas finas e precoces. Necessita de hidratação intensa. Os sabonetes usados para a limpeza devem ser suaves e os tônicos, sem álcool. Prefira hidratantes e protetores poderosos com uréia ou lactato de amônia. As bases cremosas são a opção para a maquiagem.

Pele Mista: Tem áreas oleosas e outras secas. No rosto, a oleosidade aparece na zona T (testa, nariz e queixo). É a mais comum de todas as peles e a oleosidade deve ser retirada apenas da zona T. Na hora da limpeza procure por produtos específicos para pele oleosa, como sabonetes de limpeza profunda.

Confira as dicas:
“Toda pele deve ser higienizada duas vezes ao dia: de manhã e a noite antes de dormir. Após higienizar e tonificar, pela manhã, use um filtro solar. A noite, a partir dos 25 anos, deve-se usar um contorno dos olhos e um nutritivo ou um produto anti envelhecimento. Lembrando que todos os cosméticos devem ser próprios para cada tipo de pele”, explica Analícia Mirandez, esteticista e supervisora técnica da Clínica Perfetta.
Para tirar a maquiagem, pode utilizar produtos em loção, creme ou espuma. O demaquilante e o tônico não devem conter álcool, para não desidratar a pele. Isso pode causar um envelhecimento precoce. Por serem mais espessos e oleosos, os cremes devem ser usados apenas para pele seca.
O dermatologista Agnaldo Mirandez deixa outras dicas básicas que devem ser seguidas diariamente:
  • beber bastante água
  • comer frutas, legumes e verduras
  • evitar banhos muito quentes
  • usar protetor solar, mesmo no inverno.
Mais informações em: www.dermatologiaperfetta.com.br

Bjks,
Aline

Comentários

  1. Bom dia :)
    A minha pele é oleosa :/
    sempre estou esfoliando, passando produtos para diminuir a oleosidade e para evitar os temidos cravos e espinhas ..
    A minha base é líquida mas eu não sabia que isso também ajudava .. que bom, acho que estou indo pelo caminho certo rs, amo as dicas que o site proporciona :)

    beiijos :*

    http://vivemospelafe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse sabonete foi a melhor coisa pra minha pele, recomendo! http://www.americanas.com.br/produto/108910330/belezaesaude/rosto/limpezadepele/sabonete-antiacne-pure-zone-facial-70g-l%C2%B4oreal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí? O que achou?