Os benefícios da caminhada



Saiba como a caminhada pode ajudar a sua saúde

Para deixar a vida sedentária de lado não é preciso, necessariamente, ir correndo até a academia mais próxima e fazer sua matrícula em diversas aulas. O primeiro passo para colocar o corpo em movimento pode ser mais simples do que você imagina. É só driblar a preguiça e sair andando por aí.

A caminhada é um exercício que não requer prática e além de fácil e gostoso, é barato e faz bem. E o melhor de tudo é que a caminhada não tem contra-indicação, pode ser praticada por qualquer pessoa que deseje cuidar da saúde, não importa o tipo físico ou a idade. Confira os benefícios da caminhada e anime-se para começar hoje mesmo.

Caminhar faz bem

Se você inventava um monte de desculpas esfarrapadas para deixar a caminhada para o dia seguinte, é hora de mudar de idéia. Trinta minutos de caminhada por dia já são suficientes para que você sinta os benefícios.

Além de queimar 500 a 1000 calorias, andar traz vários benefícios ao sistema cardiovascular, melhora o nível de condicionamento físico, ajuda na perda de peso, e fortalece os músculos das pernas e do bumbum.

A caminhada também melhora o trabalho dos sistemas respiratório, digestivo, imunológico e nervoso, diminui o risco de osteoporose e diabetes e hipertensão. É a atividade ideal para aliviar o estresse, espantar depressão e a ansiedade.

Cuidados na hora de caminhar

A atividade é fácil de ser realizada, mas para fazer a corretamente, você deve tomar alguns cuidados na hora de caminhar. Não dispense o alongamento antes e depois da caminhada. Respeite seus limites, principalmente se você estiver começando agora. O ritmo e a intensidade da caminhada devem estar de acordo com o seu condicionamento físico, diminua o ritmo se sentir dores ou algum desconforto. Mantenha a postura enquanto caminha e não dê passadas muito largas. O calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e por último, os dedos.

Use roupas confortáveis e escolha um tênis próprio para caminhada, que tenha solado flexível e absorva mais o impacto com o solo. Evite caminhar nos horários de sol intenso e use sempre filtro solar. Beba água, é importante hidratar o corpo antes, durante e depois da caminhada. Procure caminhar em locais calmos e sem muito trânsito. Você pode aproveitar para ouvir música enquanto caminha, isso relaxa e deixa o exercício mais alegre.

Fonte 

Bjks,
Aline

Comentários

  1. Que ótimas dicas, me deu até vontade de voltar a fazer caminhadas^^
    Sei dos benefícios e atesto que ajuda muito até mesmo no humor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí? O que achou?